Luto



O luto era convenção arraigada nos costumes e observado à risca. Era indicativo de morte recente de parente da pessoa que o usava.
Entre nós, consistia no uso de roupas pretas, ou, simplesmente uma tira preta na manga da camisa, no braço esquerdo, denominado de “fumo”.
O sinal de luto poderia estar no uso de blusas pretas ou com estampas pretas, adereços pretos, como voltas, brincos. Era o que se chamava “luto aliviado”, suavizado, moderado.
O luto era fechado ou aliviado.
Fechado era o uso de roupa preta por inteiro. Aliviado era o luto mitigado, suavizado – algum sinal preto, vestido com tecido de estampas pretas em campo branco.
Outra singularidade do luto era sua duração, que variava de acordo com o grau de parentesco ou de amizade com o falecido.
O luto fechado, isto é, traje completamente preto, assinalava a morte dos pais, dos cônjuges e dos avós. Nesses casos usava-se o luto por 12 meses; quando se tratava de irmãos e tios, por seis meses.
O luto aliviado era devido para tios e primos, quando se usava uma peça preta, ou mesmo um simples “fumo” (uma fita preta no braço esquerdo) ou uma blusa branca com motivos pretos.
No período de luto não se frequentava festas mundanas.
Eu e meus irmãos ficamos de luto “fechado” até o dia em que completou um ano da morte de minha mãe.
O luto aumentava a tristeza de quem perdia um ente querido. Acentuava a lembrança da morte.



___________________

Imagem 41: Gustav Klimt
Imagem 42: Motoi Yamamoto (após a morte da irmã, o artista passou a usar sal em seus trabalhos artísticos; no Japão, o sal simboliza o luto, a cura e a purificação).

Comentários

  1. Lembro-me que quando criança, isso anos 70, o luto era algo a ser guardado com afinco, eu morava num internato mas ao ir a escola, vez em quando tinha algum colega que usava luto fechado ou aliviado como vc mencionou, aquilo me fazia sentir ternura pelo coleguinha que tava sofrendo..Hoje isso mudou muito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas